Salas Virtuais - Conferências na Internet

O recurso a conferências na Internet é uma solução que permite às organizações e empresas desporem de um sistema ágil e eficaz para, com redução de custos, desenvolverem a sua actividade para diversas finalidades como sejam:

  • reuniões à distância
  • sessões de ensino / aprendizagem síncrona
  • apresentações à distância
  • demonstrações a clientes, parceiros ou colaboradores
  • formação 
  • tutoria e mentoria
  • ajuda (help desk)

Com um sofisticado sistema de comunicação suportadas na Internet (VoIP), que permite a comunicação escrita, voz e vídeo em tempo real entre diversos interlocutores em qualquer ponto do mundo utilizando apenas o browser e um acesso à Internet.

Temos trabalhado com diferentes parceiros na experimentação e desenvolvimento de soluções de comunicação eficazes e de elevada performance. A eLecta Live! é a solução mais equilibrada na relação valor custo que seleccionámos. Independentemente da modalidade - áudioconferência, vídeoconferência ou webconference - o recurso a uma sala virtual na Internet, com comunicação suportada em VoIP desenvolve-se de forma mais natural, mais fácil e simples e com toda a comodidade sem necessitar de equipamento específico.

Requisitos

Como requisitos mínimos para participar numa sessão existe apenas a necessidade de um acesso Internet, microfone e colunas (ou um headset)e Java Virtual Machine actualizado. Caso disponha de webcam poderá também utilizá-la. Seja num computador pessoal (por tátil ou desktop) em Windows ou McIntosh, um computador tablet ou ainda um smartphone cada participante pode assistir e participar de forma activa 

O acesso à sala virtual é feito de forma muito simples através de um link disponibilizado exclusivamente para si ou para a sua organização ou enviado por email. Consoante a configuração pretendida poderá exigir-se ou dispensar-se o recurso a autenticação (nome de utilizador e senha).

Funcionamento

Participantes

Após a entrada na sala virtual, o seu nome aparecerá no campo Participantes da sala. Quando entra como participante o nome aparece escrito em normal. O participante pode interagir com os outros participantes da sala utilizando o seu microfone e transmitir a sua imagem através da sua webcam. Para falar, basta premir clicar o mircofone ou premir a tecla CTRL do lado esquerdo do seu teclado. Se estiver sem microfone, poderá conversar e dialogar com os outros ou com o moderador através de texto, digitando a sua mensagem no rectângulo branco localizado na parte inferior esquerda da interface (janela de chat). 

A sala em que se encontra poderá ser variar em capacidades (número de utilizadores presentes) consoante o objectivo da sessão e a configuração estabelcida para a sessão. Quando um utilizador está a utilizar uma das funcionalidades (por exempo falar, escrever, trasmitir a sua imagem vídeo, navegar, partilhar o seu desktop, a plataforma mostra-o aos restantes utilizadores através de sinais gráficos ou de ícones.

Moderadores

Cada sessão tem um moderador - o líder - que prepara, organiza as actividades e conduz a sessão. O moderador da sessão terá o nome em negrito e controla e monitoriza o que se passa durante a sessão. O moderador pode fazer apresentar no écrã de cada participante um website, um ficheiro html, flash, uam fotografia ou uma imagem ou mesmo o seu desktopo ou uma aplicação que corre no seu computador.

Em sessão

Um ficheiro PowerPoint é apresentado no whiteboard slide-a-slide ou seja uma sequência de imagens com anotações em texto, desenhos adicionais ou fotografias sobrepostas e com um cursor movimentado pelo moderador que chama atenção para pormenores ou para o ponto que está a referir. 

À medida que o moderador navega na apresentação, se slide em slide os participantes verão a par e passo nos seus monitores essa apresentação. Todos os participantes acompanharão a apresentação acompanhda pela voz do moderador ou de outro participante que esteja no uso da palavra. O moderador pode também utilizar application sharing - partilha de aplicações - para actividades colaborativas. Neste caso o moderador apresenta no interface de cada participante o ficheiro que tem em seu computador. Caso o pretenda poderá dividir a sala principal em secundárias (por exemplo para traalhos de grupo) e dirigir cada participante para a sua sala (grupo).

Serviços e modalidades

eLecta Live!

Ao contratar nossos serviços, será disponibilizada uma sala exclusiva para a sua empresa ou para o seu curso, permitindo a comunicação interactiva entre as pessoas autorizadas, através de um link de acesso. Para agendar uma reunião ou curso, basta enviar o link ao participante, por email, marcando o horário e a data.

O aluguer de salas virtuais pode ser por hora, diário ou mensal. Também oferecemos planos especiais para grandes eventos. As principais modalidades de serviços são as seguintes:

  • Salas ad hoc - para eventos ocasionais
  • Salas dedicadas - para profissionais ou organizações que pretendem desenvolver uma actividade regular na sua sala própria.

Para mais informação utilize o formulário seguinte:

Formulário de contacto

Os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório.






This is a captcha-picture. It is used to prevent mass-access by robots. (see: www.captcha.net) Please confirm that you are not a script by entering the letters from the image.

 

Notícias

Destaques

  • eLecta

    Vídeo-conferência, colaboração e comunicação online.

  • ReadyGo WCB

    Ferramenta de autor para eLearning

  • Kit do e-formador

    pacote integrado de soluções para desenvolver e publicar cursos e-learning

  • Formare

    Sistema de Gestão da Aprendizagem

  • Qarbon

    Ferramentas de desenvolvimento de objectos de aprendizagem interactivos

  • Wiris

    Editor de fórmulas, exercícios, e simulações para o ensino da matemática. Integração com Moodle e outros LMS.