Projecto EU-Return

Na Europa, as mulheres que regressam ao mercado de trabalho constituem uma parte significativa da mão-de-obra disponível. Contudo, estas mulheres são frequentemente negligenciadas nas estatísticas relativas ao mercado de trabalho, em especial quando não se encontram registadas como desempregadas. As estatísticas mostram que, em média, as mulheres têm 40% menos de probabilidade do homem de lhes ser proposta uma posição, o que ilustra as dificuldades que as mulheres enfrentam quando regressam ao mercado de trabalho, nomeadamente a sua exclusão do mesmo.

EU-ReturnO Objectivo Geral do projecto é transferir metodologias inovadoras de formação para 3 Estados Membros, de modo a melhorar a orientação e formação vocacional e profissional na Europa das mulheres que regressam ao mercado de trabalho/ auto-emprego, após um hiato nas suas carreiras (principalmente em TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação).

Objectivos:

  • Transferir metodologias de formação inovadoras desenvolvidas no Reino Unido para os países da parceria e mulheres de diferentes sectores/grupos, por exemplo desempregadas de longa duração e/ou de outros sectores para além dos relacionados com as Tecnologias de Informação, a Electrónica e as Telecomunicações.
  • Desenvolver um pacote de formação Europeu de Formação de Formadores para transferência e adaptação da metodologia inglesa dos Career Circles™ (Círculos de Carreira) para os países da parceria.
  • Desenvolver um módulo de Desenvolvimento de Carreira em e-learning para aumentar o acesso e a utilização inovadora, por parte das mulheres que regressam ao mercado de trabalho, de ferramentas online para o desenvolvimento da carreira.
  • Optimizar o serviço de orientação profissional em toda a Europa através da disponibilização de ferramentas de desenvolvimento de carreira de qualidade destinadas a melhorar a auto-eficácia, relacionada com a carreira, de mulheres que regressam ao mercado de trabalho (aumentando a auto-estima dessas mesmas mulheres).

O consórcio que constitui o grupo de trabalho deste projecto é formado por PMEs e uma Associação de Mulheres Europeia, todos com conhecimento especializado e experiência no domínio da formação, desenvolvimento/ orientação de carreiras, e temáticas relacionadas com a problemática de género (por exemplo, mulheres nas TIC, mulheres que regressam ao mercado de trabalho).

Os parceiros do projecto têm já estabelecidas redes para a disseminação e transferência de conhecimento a nível local e nacional.

Web site: www.eu-return.org

Notícias

Destaques

  • eLecta

    Vídeo-conferência, colaboração e comunicação online.

  • ReadyGo WCB

    Ferramenta de autor para eLearning

  • Kit do e-formador

    pacote integrado de soluções para desenvolver e publicar cursos e-learning

  • Formare

    Sistema de Gestão da Aprendizagem

  • Qarbon

    Ferramentas de desenvolvimento de objectos de aprendizagem interactivos

  • Wiris

    Editor de fórmulas, exercícios, e simulações para o ensino da matemática. Integração com Moodle e outros LMS.