Estudo para o CEDEFOP TTnet - Training of Trainers Network A DeltaConsultores desenvolveu um estudo «L'évolution des compétences du/des formateurs dans les dispositifs de formation ouverte et à distance» em colaboração com a Perfil e Trabalho L.dª, para oCEDEFOP TTnet Training of Trainers Network.A TTnet encontra-se em fase de implementação em Portugal.

 

Com este estudo pretende-se analisar a evolução das competências e do comportamento dos formadores que actuam em contextos de formação a distância com base numa análise comparativa do que se passa em diferentes países europeus tendo sido escolhidos os casos de Portugal, França e Luxemburgo para a realização do estudo.Um dos resultados deste estudo consiste em estabelecer o perfil de actuação do formador em contexto de formação a distância e perspectivar a formação de formadores que melhor responda aos desafios colocados aos formadores nos modernos ambientes de formação.

 

Trata-se de um estudo desenvolvido pelaDeltaConsultores em parceria com aPerfil e Trabalho, L.dª no âmbito nacional tendo esta parceira elaborado os relatório síntese (estudo comparativo) que irá incorporar os resultados dos estudos / monografias nacionais elaboradas peloORAVEP Observatoire des Ressources pour a Formation (França) eÉtude et Formation (Luxemburgo) nos respectivos contextos.

 

No quadro das actividades desenvolvidas neste projecto concluiram-se quatro Relatórios um no âmbito nacional de cada País e o Relatório Síntese. Seguidamente encontram-se oslinks para para leituraonline ou paradownload.

 

A Evolução das Competências do/dos Formadores nos Dispositivos de Formação Aberta e a Distância Elaborado por • Relatório dos estudos de Caso em Portugal Perfil e DeltaConsultores • Para obter informação diversa sobre o estudo do caso Françês poderá ser consultado olink:França. O Relatório encontra-se disponível em quatro partes conforme seguidamente se apresenta, em Françês: 1 - Les Ateliers de Pédagogie Personnalisée

 

2 - Le réseau Miri@d 3 - Référentiel de compétences Conclusions ORAVEP • Luxemburgo Étude et Formation • Relatório Síntese Perfil e DeltaConsultores (os relatórios acima apresentados encontram-se em formato Acrobat pdf)

 

O estudo encontra-se concluído tendo sido apresentadas as conclusões finais no Seminário TTnet que teve lugar na Costa da Caparica em 4 de Maio de 2001. O ficheiro contendo a apresentação das conclusões pode ser obtido em:TTnet Meeting May2001-Portugal.ppt

 

O Relatório Nacional encontra-se publicado pelo INOFOR Instituto para a Inovação na Formação, 2003.

 

Aguarda-se a publicação do relatório final. Informações sobre o estudo poderão ser obtidas junto deMme Mara BrugiaCEDEFOP, Tessalonica.

 

Este projecto desenvolveu-se ao nível europeu em que actuam como parceiros as seguintes organizações:

 

Perfil Psicologia e Trabalho L.dª M Faria VieiraEstrada de Moscavide, 23-4.º Frt1800-277 LisboaPortugal Tel.: +351 218538440Fax:+351 218535867E-mail:perfil@net-sapo.pt DeltaConsultores Tecnologia e Recursos Integrados L.dª Rua da Bempostinha nº 25 CV1150-066 LisboaPortugal Tel.: +351 218850051Fax:+351 218850246E-mail:info@dlt.pt ORAVEP Observatoire des Ressources pour a Formation M. Arnaud Coulon6 Boulevard Saaint DenisF-75010 Paris E-mail:pmorin@easynet.fr Étude et Formation M Marc Ant335 Route de LongwyL-1941 Luxembourg Tel.: +352 449199E-mail:marcant@etform.lu Fases O estudo compreendeu duas fases principais que têm a ver com a análise e monografia de dois sistemas de formação a distância em três países (Portugal, França e luxemburgo) e o estudo comparativo de competências de formadores. As duas grandes fases forma assim as seguintes:

 

• Estudo/Elaboração de uma monografia retratante de dois sistemas de formação a distância em Portugal • Relatório de síntese sobre a evolução dos papéis e competências dos formadores Os dois estudos de caso em Portugal envolveram a notável experiência da AEP Associação Empresarial de Portugal (e-Cursos) e a Escola Virtual do Instituto de Formação Bancária.

 

Metodologia A metodologia seguida na elaboração do estudo considerou as seguintes actividades:

 

Organização e planificação Estudo e levantamento de bibliografia Estabelecimento da grelha de análise comparativa Trabalho de campo: visitas de trabalho e entrevistas Tratamento de dados Elaboração/Redacção das monografias Relatório Intermédio Comentários / Validação com peritos Integração e diálogo com os parceiros Elaboração de relatório final Cronograma De uma forma simplificada os estudo desenvolveu-se cronologicamente da seguinte forma:

 

Actividades 1 a 3 - Maio - Julho 2000

 

Actividade 4 - Agosto - Outubro 2000

 

Actividades 5 a 7 - Novembro - Dezembro 2000

 

Actividades 8 e 9 - Janeiro 2001

 

Actividade 10 - Fevereiro - Março 2001

 

Notícias

Destaques

  • eLecta

    Vídeo-conferência, colaboração e comunicação online.

  • ReadyGo WCB

    Ferramenta de autor para eLearning

  • Kit do e-formador

    pacote integrado de soluções para desenvolver e publicar cursos e-learning

  • Formare

    Sistema de Gestão da Aprendizagem

  • Qarbon

    Ferramentas de desenvolvimento de objectos de aprendizagem interactivos

  • Wiris

    Editor de fórmulas, exercícios, e simulações para o ensino da matemática. Integração com Moodle e outros LMS.