Access Technical Training On Line

A DeltaConsultores participa no projecto ATTOL Access Technical Training On Line. Este projecto, iniciado em Agosto 2002 estará concluído em Dezembro 2004. Os resultados deste projecto encontram-se disponíveis nesta página bastando seguir olink Documentos.

Objectivos do Projecto

Considera-se que, em matéria de formação técnica no sector industrial, a oferta de formação a distância é limitada face às necessidades e sobretudo concentrada em domínios com características teóricas. Esta perspectiva confronta com a necessidade de fomação prática, mais adequada a matérias técnicas.Por outro lado, mesmo que se não trate de matérias teóricas na formação a oferta de formação a distância é limitada pois exige equipamentos e plataformas em conjugação com meios financeiros significativos não acessíveis para a generalidade de organismos de formação. Isto coloca um problema a um número importante de empresas que se não situam na proximidade de centros de formação técnica nomeadamente nos países ou regiões menos industrializados.

Pretende-se assim, com este projecto:

  1. Construir e desenvolver uma oferta de formação técnica que alie uma formação com características teóricas e práticas em ambientes de formação a distância em três domínios:
    • Autómatos programáveis;
    • Hidráulica;
    • Instalação eléctrica Estes três domínios foram seleccionados por corresponderem a necessidades consistentes das empresas.
  2. Implementar um dispositivo que permita a formandos distantes o acesso a instalações técnicas que lhes permita treinar na sua utilização em situação que lhes permita auto-avaliação dos seus próprios progressos.
  3. Pretende-se assim o desenvolvimento de competências operacionais e não apenas formação e informação abstracta. Este dispositivo será testado e difundido numa rede europeia de entidades formadoras. Os resultados e conclusões do projecto são disponibilizados nestewebsite a todos os interessados.

 

Impacto do Projecto

Os activos empregados por conta de outrém ou à procura de emprego e, através destes, as suas empresas (em particular as PME) que pretendem elevar o seu nível de competência em domínios técnicos cobertos pelo projecto manifestam alguma dificuldade em aceder a organismos de formação especializada nomeadamente nos domínios alvo do presente projecto.

Os formadores e por seu intermédio os organismos de formação que pretendem oferecer formação técnica nos domínios do projecto, caso possuam equipamento pedagógico adequado poderão aderir à rede do projecto. Caso não possuam poderá estabelecer-se como interface para o acompanhamento dos formandos. A formação de formadores irá permitir-lhes, por outro lado, construir outros dispositivos visando outros domínios. A estratégia de difusão terá em conta estes dois públicos distintos utilizando e divulgando informação pertinente nomeadamente a proveniente de imprensa especializada seja para as empresas seja para os organismos de formação.O projecto recorre a especialistas de formação técnica , especialistas em formação a distância, uma plataforma informática credenciada, e empresas. Reunem-se na parceria grandes empresas (Automobiles Peugeot Citroën) e pequenas (Consorzium Network) representando diversos sectores de actividade, em particular metalúrgica e madeira.Todos os parceiros participarão na fase de difusão, sendo que os suportes (artigos,site Internet, etc.) serão redigidos e traduzidos em todas as línguas da parceria.

Resultados esperados

Os resultados esperados decorrem directamente dos objectivos propostos:

  1. Disponibilizar três cursos de âmbito técnico a estruturas e trabalhadores interessados, acessíveis a distância segundo uma pedagogia que alie conhecimentos teóricos e saber-fazer.Estes cursos desenvolvem-se a distância, em três domínios:
    • Automatismos
    • Hidráulica
    • Instalação eléctrica Cada um destes cursos equivalerá a uma formação convencional com uma duração aproximada de 20 horas. A formação em Instalação Eléctrica servirá, em determinados contextos, para prestação de provas para certificação. Estes três cursos serão acessíveis no quadro da formação contínua (tipicamente nas empresas) e aos organismos que, em cada país da parceria, asseguram formação para primeiro emprego.
  2. Uma rede organizada de centros de formação dispondo dos três elementos seguintes :
    • Equipamento pedagógico necessário para formação em automatismos, hidráulica e instalação eléctrica
    • O "pacote tecnológico" exigido (TIC's) será necessário para assegurara a formação a distância em condições adequadas a uma formação de qualidade.
    • Formadores qualificados no quadro dos objectivos de formação do projecto e dotados dos saber-fazer necessários à implementação da formação a distância. Estas competências cobrem simultaneamente o domínio das dimensões técnicas (TIC) e a capacidades para acompanhar um formando distante durante o percurso formativo. Existirá pelo menos um centro por país da parceria. 3. Uma formação de formadores para os centros de formação membros da rede, que irá permitir aos formadores o domínio dos pontos chave acima enunciados (domínio das TIC e acompanhamento de formandos a distância).
  3. Um manual de orientações para tutores dos formandos. Estes tutores, elos indispensáveis do dispositivo, são professores, formadores e especialistas de conteúdo que, situados fisicamente próximo dos formandos (nas empresas para os activos empregados ou nos centros de formação para os que procuram emprego) terão a seu cargo o seu apoio e acompanhamento destes na aprendizagem.
  4. Um guia de orientação técnica relacionado aos meios técnicos que será necessário assegurar para a formação técnica a distância em condições adequadas. Este guia estabelecerá as especificidades e características próprias relacionadas com as TIC: quais os meios, em que quantidades, com que capacidades?Todos os resultados serão traduzidos nas diferentes línguas dos países da parceria.

 

Actividades e Calendário do Projecto

Fases Duração Planeamento Resultado
Fase 1 :

Definição dos conteúdos pedagógicos para os 3 módulosprevistos

1 mês Dez 02 - Jan 03

Decidir quais os conteúdos a incluir nos 3 módulos: hidráulica, autómatos programáveis e instalação eléctrica.

Abordagem pedagógica, identificação dos temas a abordar, ilustrações, exercícios de avaliação, etc.

Fase 2 :
Definição dos métodos pedagógicos

2 meses Fevr 03 - Mar 03

Conceber o dispositivo pedagógico que irá suportar uma formação técnica teórica e prática a distância.

Fase 3 :
Validação dos conteúdos e do dispositivo
2 dias Mar 03

As empresas da parceria deverão manifestar a sua posição sobre as conclusões das duas fases anteriores e sugerir modificações desejáveis.

Fase 4 :
Construção dos conteúdos pelos formadores e tradução para as línguas da parceria.
3 meses Abr 03 - Jun 03

Face aos resultados das 3 Fases anteriores, os formadores técnicos (franceses, espanhóis e portugueses) construirão cada um, um dos três módulos no plano pedagógico (redacção dos textos, concepção de esquemas, vistas. etc).

Uma vez concluídos, estes conteúdos serão traduzidos para as línguas da parceria.

Fase 5 :
Construção dos conteúdos por técnicos especializados
3 meses Jul 03 - Out 03

Mediatização dos conteúdos concebidos pelos formadores para acesso a distância e integração destes na plataforma de formação a distância para aprendizagem remota.

Os 3 módulos serão realizados simultaneamente por equipas diferentes.

Fase 6 :
Elaboração da organização técnica do dispositivo
1 mês Nov 03

Determinação dos meios técnicos necessários para suportar a formação a distância, nas sequências teóricas et práticas. Definição dos materiais e suportes necessários, das especificações técnicas, dos ambientes de formação desejáveis, iluminação, acessos informáticos/de telecomunicações, etc. assim como os papéis a desempenhar pelos diferentes elementos activos (formadores, técnicos de informática, formandos, plataforma, etc.)

Fase 7 :
Implementação do dispositivo técnico
1 mês Dez 03

Implementação da organização técnica para assegurar o desenvolvimento das acções de formação em condições adequadas para os formandos.

Fase 8 :
Experimentação dos módulos de formação e do dispositivo
4 meses Jan 04 - Abr 04

Verificação da operacionalidade do dispositivo técnico. Validação dos conteúdos pedagógicos. Avaliação de conhecimentos e capacidades adquiridas pelos formandos.

Fase 9 :
Análise dos resultados da experimentação
1 mês Mai 04

Decisão sobre as alterações e modificações à introduzir, tanto ao nível do conteúdo pedagógico e das funcionalidades do dispositivo técnico permitindo os trabalhos práticos a distância. Análise do comportemento observável e das opiniões dos formandos sobre a formação.

Fase 10 :
Alterações decorrentes das fases anteriores e tradução das modificações de conteúdo.
1 mês Juin 04

Execução das alterações extraídas da fase de análise e experimentação, relacionadas com o conteúdo, organisação ou características e funcionalidades técnicas do dispositivo.

Fase 11 :
Integração nos suportes informáticos das alterações inseridas pelos formadores
1 mês Juillet 04

Réalisação da versão informática definitiva dos conteúdos pedagógicos.

Fase 12 :
Construção da formação de formadores a distância e elaboração do guia de orientações técnicas. Tradução destes documentos.
1 mês Sept. 04

Redacção de um manual de formador técnico a distância e de um guia de prático de orientação relacionado com os aspectos técnicos do dispositivo: materieais recomendados, características técnicas, acessos à rede (Internet) necessários, etc.

Fase 13 :
Construção do site Internet destinado a difundir os resultados e comunicar com os organismos membros da rede de centros de formação técnica.
1 mês Out04

Construção e implementação de um site Internet que permita de difundir os resultados, disseminar as condições e modalidades de adesão à rede de centros de formação técnica à distância, e de ligar entre si os diferentes membros desta rede.

Fase 14 :
Concepção dos suportes de difusão e sua tradução.
1 mês Out04

Disponibilizar aos membros da parceria um conjunto de ferramentas de comunicação (além do site Internet) considerando artigos da imprensa especializada e o « kit de aprsentação » para demonstrações.

Fase 15 :
Difusão e disseminação
2 meses Out04 - Dez 04

Divulgar amplamente e fazer conhecer os resultados do projecto, tendo em vista os seguintes públicos:
- PME enquanto potenaciais utilizadores
- Centros de formação técnica com os meios e equipementos pedagógicos exigidos com vista á intgração na rede.
- Organismos e Instituições de formação que têm por população a formar pessoa à procura de emprego enquanto elementos de divulgação da rede.

A Parceria

A parceria estabelecida para o desenvolvimento deste projecto é constituída por:

CEMER
Araceli CABELLO
c/Ronda de la Manga
14913 Encinas Reales (Cordoba)
España
Tél : 34 957 598 297
Fax : 34 957 598 443
acj@cemer.es
 

 

José Santiago Vargas
Alberto SANTIAGO
Ctra Cordoba-Malaga km 73450
Apartado 91
14900 Lucena
España
Tél : 34 957 50 10 10
Fax : 34 957 50 21 26
info@santiagovargas.com

 

ADECCO
Patrick BOURGET
4, rue Viette
25200 Montbéliard
France
Tél : 33 3 81 94 90 96
Fax : 33 3 81 90 77 95
Patrick.bourget@adecco.fr
 
  Automobiles PEUGEOT
Robert MICHEL
57 avenue du Général Leclerc
25600 Sochaux
France
Tél : 33 3 81 33 12 34
Fax : 33 3 81 94 01 04
Robert.michel@mpsa.com
 
  CIPES
Patrice VIDAL (project leader)
Château Sahler25400 Exincourt
France
Tél : 33 3 81 32 67 70
Fax : 33 3 81 32 67 73
pvidal@cipes.com
  Institut Nicolas Coppernic
Alain POMES
61, bd Fraissinette
42031 Saint-Etienne
France
Tél : 33 4 77 46 30 00
Fax : 33 4 77 46 10 48
apomes@institut-copernic.com
 
  T3W
Philippe BRUTE DE REMUR
Cap Alpha
34940 Montpellier
France
Tél : 33 4 67 99 42 47
Fax : 33 4 67 59 36 23
brutederemur@t3w.com
 
SINERGIE
Monica EULA
Via Vespucci 30
10129 Torino
Italia
Tél : 390 11 58 18 344
Fax : 390 11 58 18 577
eula@sinergie.net

 

 
  NETWORK
Giuseppe FICCA
Via Vespucci 30
10129 Torino
Italia
Tél : 390 11 58 18 344
Fax : 390 11 58 18 577
 

CENFIM
José Carlos Felício
Rua do Açucar, n.º 88
1900 Lisboa
Portugal

Tel.: 218 610 150 Fax: 218 684979 cfelicio.dpee@cenfim.pt

 

DeltaConsultores

Francisco Baptista

Rua da Bempostinha no 25 CV

1150-065 Lisboa

Portugal

Tel.: +351 21 8850051

Fax: +351 21 8850246

ff.baptista@netcabo.pt
projectos@dlt.pt

 

http://www.dlt.pt

Logotipo da DeltaConsultores

  FLEXBORA
Gerência
Apartado 190
2562 Torres Vedras
Portugal
Tél : 351 261 323 064
Fax : 351 261 312 012
flexbor@mail.telepac.pt
 

Notícias

Destaques

  • eLecta

    Vídeo-conferência, colaboração e comunicação online.

  • ReadyGo WCB

    Ferramenta de autor para eLearning

  • Kit do e-formador

    pacote integrado de soluções para desenvolver e publicar cursos e-learning

  • Formare

    Sistema de Gestão da Aprendizagem

  • Qarbon

    Ferramentas de desenvolvimento de objectos de aprendizagem interactivos

  • Wiris

    Editor de fórmulas, exercícios, e simulações para o ensino da matemática. Integração com Moodle e outros LMS.